Página inicial Artigos Publicados Como ocorre a interação entre o Conhecimento de aulas teóricas e o Conhecimento de aulas experimentais no Ensino de Física a Distância

RESUMO:

O presente trabalho traz uma discussão sobre a interação entre o conhecimento que é ensinado em aulas ditas “teóricas” e o que é desenvolvido em práticas de laboratório didático de licenciatura em física na modalidade a distância. Para realizar esta pesquisa, entramos em contato com quatro instituições do Brasil, obtemos a oportunidade de sermos inseridos nas plataformas das salas virtuais. Assim, analisamos como os licenciandos do curso de licenciatura em física utilizam os seus conhecimentos teóricos durante as práticas das aulas experimentais no laboratório didático. Este estudo se caracteriza sendo um estudo qualitativo exploratório do depoimento dos licenciandos, que foi efetuado com o objetivo de definirmos de que forma ocorre a integração entre o conhecimento teórico e as práticas das aulas experimentais. Para complementar esta análise, realizamos entrevistas via plataforma Skype com a participação de vinte e oitos licenciandos que estavam cursando disciplinas de física experimental. Evidenciamos como resultado, que os licenciandos de fato se apropriam de muitos outros materiais de estudo, que não são disponibilizados diretamente da instituição. Os mais utilizados são vídeos, realizados por outros professores de instituições distintas disponíveis na internet, como também, sites para aplicação de alguns aplicativos, para o auxílio da compreensão do assunto estudado.

Autores:

MARIA SÔNIA SILVA DE OLIVEIRA VELOSO