A disciplina trabalha os princípios históricos do Webjornalismo. Como se dá a presença do jornalismo na web e seus formatos. Tecnologias aplicadas ao Webjornalismo. Webjornalismo e mídias sociais. Velocidade/Acuidade: antítese? (barrigadas e casos). Fontes na web. Microblogs corporativos e profissionais. Sustentabilidade do webjornalismo X Conteúdo pago. Pirâmide: Deitada? Invertida? Original? Conceito de usabilidade aplicado ao webjornalismo. Experiências: editorial em games, tags, infografia, hologramas. Ciberplágios. Desenvolvimento de conteúdo na web: Estratégias (identidade, audiência, competitividade, impacto), e táticas (designer, conteúdo, produção). Designer e tipologia para a Web. Linguagem jornalística para sites noticiosos. Discute as características do jornalismo na web. Produtos, dinâmicas e conteúdo no webjornalismo. Jornalismo e redes sociais online. Jornalismo digital em bases de dados.

A disciplina trabalha os tipos de Lead, a pirâmide invertida e os limites do Lead. Os critérios de noticiabilidade. O texto de jornal. A titulação em jornalismo noticioso. Os valores-notícia. O planejamento de coberturas. A ordenação e hierarquização de informações. Os gêneros narrativos. O trabalho de redator; o texto no jornalismo. Condensação e estruturação de matérias. O texto jornalístico em diversos projetos editoriais. Técnicas de pesquisa (captação de dados/organização de arquivos). O trabalho em equipe na produção de um jornal. Leva o aluno a interpretar os conceitos, as linguagens e as técnicas da produção informativa do jornalismo. Compara a morfologia e os conteúdos do jornalismo informativo, bem como trabalha as técnicas noticiosas: apuração, redação, diagramação e edição.

A disciplina trabalha a história da interface entre forma e conteúdo. Os fundamentos da comunicação visual. Os princípios do design e o design de imprensa. O projeto gráfico-editorial. A edição gráfica em software. A matéria da composição: verbal e não verbal. Espaço da página, grid, imagens, tipografia, cores e legibilidade. Técnicas gráficas em jornalismo. Web: conceito de ergodesign, usabilidade e arquitetura da informação. Discute a tipologia e os sistemas de composição (originais; projeto gráfico; uso de imagens; arte final; e o processo de impressão). As tendências de mercado e a contextualização do planejamento gráfico no mercado de trabalho. Deixa claras as funções da diagramação. Os princípios de editoração eletrônica. E o papel da criatividade em diagramação

A disciplina trabalha A história do rádio e da tecnologia de radiodifusão. Características do rádio como veículo de comunicação. Característica da mensagem radiofônica: texto, música e sonoplastia. Gêneros radiofônicos. Redação e edição em jornalismo no rádio. Planejamento, roteiro, espelho e script. A notícia no/do radiojornalismo. Os diferentes estilos noticiários radiofônicos. A estruturação do radiojornalismo nas empresas de radiodifusão. Sonoplastia. Redes de rádio via satélite. Roteirização. Direção e apresentação de programas de radiojornalismo. Procedimentos práticos da captação, redação e veiculação de informações em radiojornal. Reportagem e suas características. Criação de programa jornalístico.