Página inicial Últimas Notícias UFRR alcança IGC 4 na avaliação do MEC

UFRR alcança IGC 4 na avaliação do MEC

Publicado em 27/04/21 14:11 , Atualizado em 14/07/21 18:46
imagem sem descrição.

Em uma live realizada na manhã desta sexta-feira, no canal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no YouTube, a Universidade Federal de Roraima (UFRR) recebeu uma daquelas notícias que merece ampla comemoração: somos conceito 4 no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC 2019).

É primeira vez que a UFRR atinge o conceito 4, desde o surgimento da avaliação em 2007. A escala de conceitos varia de 1 e 2 (avaliação baixa), 3 (avaliação mediana), 4 e 5 (avaliação ótima).

No ciclo atual do IGC (2017-2019), 2.070 instituições de ensino superior em todo o Brasil foram avaliadas, o que corresponde a 79,3% das unidades de ensino ativas conforme o Censo da Educação Superior de 2019. Deste total, 63,77% ocupam a faixa 3, 21,64% ocupam a faixa 4, sendo uma delas a UFRR, e 2,22% obtiveram conceito 5. A relação completa está disponível no link.

Benefícios de alcançar conceito 4 ou 5 no IGC

Os conceitos do Índice Geral de Cursos servem como parâmetros para o Ministério da Educação aprimorar a educação superior, auxiliando na distribuição de orçamento à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT).

O IGC também é considerado pelo MEC como requisito, critério seletivo ou de distinção em iniciativas e políticas do Governo Federal, como a Universidade Aberta do Brasil (UAB), o Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).

Avaliação

Ao analisar o resultado obtido pela UFRR, o pró-reitor de Ensino Antônio Carlos Sansevero Martins destaca que o conceito 4 insere a Universidade em um grupo seleto de instituições de ensino superior.

“Literalmente é um atestado de que o aluno que escolhe a UFRR terá ensino de qualidade. Essa classificação desmistifica a máxima de que só se consegue uma boa formação acadêmica nas regiões mais ricas do país. No entanto, devemos ter sempre em mente que atingir determinado resultado é mais fácil que mantê-lo ou superá-lo. Isso exige trabalho constante com foco na excelência, além de compromisso com a qualidade de nossos cursos”, enfatizou o pró-reitor.

O reitor da UFRR, Geraldo Ticianelli atribuiu o sucesso do resultado ao processo progressivo de amadurecimento da instituição.

“O conceito é resultado do fortalecimento institucional ao longo dos anos, em relação ao compromisso, a responsabilidade, a transparência e a presteza das informações das ações realizadas no ensino, pesquisa e extensão, visando a melhoria constante da qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação, infraestrutura e formação continuada. Com o trabalho contínuo e coletivo da nossa comunidade, a UFRR tem condições de atingir o conceito 5 nas próximas avaliações”, afirmou o reitor.

Cálculo do índice

O indicador é calculado anualmente e, assim como o Conceito Preliminar dos Curso (CPC), o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), a Autoavaliação Institucional e o Conceito de Curso (CC), integra o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES), fornecendo elementos que possibilitam uma completa avaliação da educação superior no país.

Seu cálculo considera os seguintes aspectos: a média do conceito preliminar dos cursos participantes do ENADE nos últimos três anos; a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu e a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino.

Entenda os conceitos

IGC

Indicadores de Qualidade da Educação Superior

Coordenadoria de Comunicação da UFRR com informações do Inep e da Procuradoria Educacional Institucional da UFRR