Página inicial Últimas Notícias Nota de Esclarecimento sobre o Movimento Grevista

Nota de Esclarecimento sobre o Movimento Grevista

Publicado em 17/04/24 15:16 , Atualizado em 17/04/24 15:17 | Acessos: 0

A Universidade Aberta do Brasil da Universidade Federal de Roraima – UAB/UFRR, através do Núcleo de Educação a Distância, vem esclarecer o seguinte:

O Movimento Grevista que se propaga nacionalmente e, recentemente, com a adesão da Seção Sindical dos Docentes da UFRR – SESDUF/RR, não deve afetar as atividades acadêmicas dos cursos EaD da UFRR, vinculados ao Programa UAB/CAPES.

NEAD – Todos os cursos de graduação e as especializações na modalidade EaD, vinculados ao Programa UAB da CAPES (Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), NÃO estão sujeitos à paralisação pelo movimento grevista, que se assola nacionalmente. Isto, porque estes cursos possuem financiamento próprio, advindos da CAPES, incluindo-se o pagamento das atividades dos professores, aos quais recebem bolsas específicas pelo seu desempenho nos cursos do Sistema UAB. Porém, isso não impede que qualquer professor faça a sua adesão ao movimento, contudo, se ocorrer, o Coordenador do Curso pode (e deve) substitui-lo para poder cumprir com o calendário acadêmico dos cursos EaD.

O Coordenador Geral do NEaD/UFRR e, também, Coordenador Adjunto da UAB/UFRR, o Prof. Me. José dos Santos Dias, comenta que, assim como a Pós-Graduação, referindo-se aos cursos de Mestrado e Doutorado, os cursos do Ensino a Distância não são afetados por estas questões, no caso a greve, devido a sua estrutura operacional ser direcionada pela CAPES. Dessa forma, o NEaD renova o seu compromisso em manter suas atividades normalmente, proporcionando o suporte necessário para os cursos EaD que estão em andamento ou que serão lançados brevemente.

“Em virtude dos nossos cursos serem ofertados no âmbito do Programa UAB, aos quais possuem um modelo de financiamento próprio do programa, e que a CAPES recomenda pela não paralisação para não interromper as atividades dos cursos e do financiamento, incluindo as bolsas dos tutores e professores vinculados à UAB/CAPES, o NEaD entende que este movimento não trará benefícios para a EaD, pois não haverá aumento de bolsas, que já ocorreu no ano passado, nem pelo orçamento da UFRR, devido ao financiamento da EaD ser da CAPES”, afirmou o Coordenador Geral do NEaD, professor José Dias.