É com grande satisfação que a Coordenação Geral do NEaD vem a público informar que a CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior publicou o Resultado Final da 1ª Fase da Chamada Pública para Articulação de Cursos Superiores na Modalidade EaD no Âmbito do Programa Universidade Aberta do Brasil – UAB, ao qual obteve 100% de sucesso na aprovação de suas propostas.
NEAD – No último dia 04/04, segunda-feira, a CAPES confirmou o resultado do trabalho do NEaD em conjunto com os vários Departamentos de Ensino e Coordenações de Cursos, aos quais se mobilizaram para atender aos requisitos da Chamada Pública para a oferta de Cursos Superiores na Modalidade EaD no âmbito do Sistema UAB.
O Programa UAB busca ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior, por meio da Educação a Distância. A prioridade é oferecer formação inicial a professores em efetivo exercício na Educação Básica pública, porém, ainda sem graduação, além de formação continuada àqueles já graduados. Também busca ofertar cursos a dirigentes, gestores e outros profissionais da Educação Básica da Rede Pública. Outro objetivo do programa é reduzir as desigualdades na oferta de ensino superior e desenvolver um amplo Sistema Nacional de Educação Superior a Distância, através de polos de apoio para o desenvolvimento de atividades pedagógicas presenciais, em que os alunos entram em contato com tutores e professores, bem como têm acesso à biblioteca e laboratórios de informática, entre outros.
Os cursos superiores, para que possam ser vinculados ao Sistema UAB, precisam atender a certos requisitos que são inerentes ao Programa. Por este motivo, a UFRR não pode simplesmente ofertar qualquer curso que desejar, comentou o Coordenador Geral do NEaD, professor José Dias. “Os cursos que foram submetidos nesta 1ª Fase da Chamada Pública foram cursos que apresentavam uma demanda comprovada junto aos municípios do estado. Por isso é que obtivemos o sucesso desejado”, completou o Coordenador.
Nesta primeira fase, submetemos a proposta de duas novas turmas de cursos que já são ofertados pela UFRR: as licenciaturas de Matemática e de Geografia a Distância; bem como buscamos ofertar novos cursos, como a Licenciatura em Pedagogia a Distância, e dois cursos de especialização: um em Educação Matemática e o outro em Educação do Campo, ao todo serão 1.080 (hum mil e oitenta) novas vagas colocadas à disposição do povo roraimense, finalizou o professor José Dias.
Em relação à perspectiva futura, o NEaD estará convocando os representantes dos Departamentos de Ensino e/ou os Coordenadores dos Cursos aprovados para iniciarem os trabalhos de planejamento dos processos seletivos, seja dos cursos de graduação ou das especializações, para poder informar à comunidade em geral dos requisitos para a inscrição e do cronograma de cada processo seletivo, principalmente, para aquelas pessoas nos municípios que foram contemplados com esses cursos.
Com esse resultado, o Coordenador Geral do NEaD, professor José Dias, ficou otimista com o resultado da próxima fase (2ª Fase da Chamada Pública), que será divulgado no próximo dia 22/04, sexta-feira. “Para fecharmos com chave de ouro, só falta a aprovação do Curso de Administração Pública, que foi submetida na segunda fase da chamada pública. Se isso acontecer, serão mais 350 vagas para atender aos anseios dos roraimenses”, afirmou o Coordenador.
Pelo quantitativo de vagas que foram disponibilizadas (500 vagas), a UFRR tinha condições de ofertar dois cursos de graduação para esta categoria (Formação de Agentes Públicos), porém, somente o Departamento de Administração manifestou interesse. Portanto, estamos esperançosos pela sua aprovação, pois, todos os requisitos foram atendidos, assim como aconteceu na primeira fase da chamada pública, completou o professor José Dias.
Os interessados em tomar conhecimento do número de vagas por curso e dos polos que serão atendidos por cada curso, podem acessar ao documento de homologação do resultado, clicando AQUI.