A UAB/UFRR Comunica aos Bolsistas CAPES sobre Atraso no Pagamento das Bolsas de Outubro de 2021
A UAB/UFRR vem a público informar sobre o atraso no pagamento das bolsas da CAPES, referentes ao mês de outubro de 2021, em virtude de aquele órgão estar aguardando a suplementação orçamentária que será realizada após a aprovação do projeto de lei que está tramitando no Congresso Nacional.
NEAD – Encontra-se, tramitando no Congresso Nacional, o Projeto de Lei PLN 31/2021, que tem o objetivo de suprir o orçamento da CAPES para o pagamento de bolsas vinculadas à formação de professores da educação básica, ou seja, o pagamento das bolsas do Sistema UAB. Esses recursos, que já estão autorizados pelo Governo Federal, precisam ser aprovados pelos congressistas para que a CAPES arque com os benefícios de formação de professores de outubro a dezembro de 2021.
“Os parlamentares estão sensíveis a essa situação e se empenharão para que a aprovação ocorra o mais rápido possível”, destaca Cláudia de Toledo, presidente da CAPES, que tem se reunido com congressistas e entidades representativas da educação, a fim de honrar os compromissos com os bolsistas.
A CAPES não tem outra alternativa senão aguardar a aprovação, em plenário do Congresso, do PLN 17, que prevê a destinação de R$43 milhões à Fundação. Estes recursos são necessários para que se possa regularizar os pagamentos das bolsas referentes a setembro do Pibid e Residência Pedagógica e do mês de outubro da UAB.
A CAPES, durante a audiência pública da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, na pessoa do Diretor de Educação Básica, Carlos Lenuzza, reafirmou o compromisso de dar continuidade nos programas de formação inicial e continuada de professores. Inclusive, o programa da Universidade Aberta do Brasil – UAB.
Para mais informações, acesse aos seguintes links:
https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/pl-para-pagamento-de-bolsas-esta-no-congresso