Página inicial Últimas Notícias O NEAD/UFRR recebe visita da Reitora da Universidade Virtual de Roraima - UNIVIRR
PUBLICAÇÃO

Publicado em 20/08/21 18:19 , Atualizado em 20/08/21 18:20 | Acessos: 0

No último dia 17/08, a Reitora da Universidade Virtual de Roraima – UNIVIRR, a professora Elísia Martins Oliveira, à convite, visitou as dependências do NEaD e, na sequência, participou de uma reunião com o Reitor da UFRR, o professor José Geraldo Ticianeli, que contou, ainda, com a presença do Coordenador Geral do NEaD, o professor José Dias, a Coordenadora da UAB/UFRR, a professora Karla Colares, e a Coordenadora dos Centros Multimídia da UNIVIRR, Silvia Souza.
NEAD – A Universidade Virtual de Roraima – UNIVIRR é uma forte aliada do NEaD/UFRR na disseminação da Educação a Distância no nosso estado. Sendo a entidade que administra os polos de Educação a Distância credenciados no Sistema UAB (Universidade Aberta do Brasil), o trabalho conjunto tem proporcionado a nobre missão de levar o conhecimento aos municípios mais distantes da capital Boa Vista. Atualmente, o NEAD atua em 13 municípios do Estado de Roraima: Alto Alegre, Amajari, Boa Vista, Bonfim, Cantá, Caracaraí, Caroebe, Normandia, Pacaraima, Rorainópolis, São João da Baliza, São Luiz do Anauá e Uiramutã.
A Reitora da UNIVIRR, a professora Elísia, comentou que, assim que foi nomeada para o cargo, buscou visitar todos os polos do estado para conhecer e entender a realidade de cada município. “É muito fácil administrar uma instituição de ensino para atender as necessidades daquilo em que estamos vivendo e presenciando no dia a dia. Mas a verdadeira Educação a Distância é feita para aquelas pessoas que não tem as mesmas oportunidades dos moradores da capital do estado. Temos que pensar em fazer educação para este tipo de aluno e proporcionar uma estrutura adequada para aqueles que, muitas vezes, estão isolados em suas comunidades, sem energia elétrica, sem internet e, às vezes, sem ter como se deslocar até o polo EaD”, completou a Reitora.
Em 2006, os primeiros cursos, executados no âmbito do Sistema UAB, ocorreram no nosso estado mediante a parceria do NEaD e a UNIVIRR. Nessa época a UFRR lançou o curso sequencial de complementação de estudos “Gerência de Conteúdo para Web –c om ênfase em software livre”, sendo ofertado em vários municípios do interior do estado para 400 alunos, organizados em 8 polos. No ano de 2011, a UFRR, através da parceria NEaD-UNIVIRR, ofertou duas graduações e nove cursos de extensão, totalizando 3 mil vagas para professores das redes pública e privada, além da comunidade em geral.
“Desde que assumi a Reitoria da UNIVIRR, há seis meses, estou buscando ‘arrumar a casa’: atualizando normativas, reformando dependências, brigando por orçamento, entre outros. E, esse é o momento certo, para consolidarmos as nossas parcerias. Sem elas, nossa razão de existência não estaria completa.”, afirmou a Reitora Elísia.