Página inicial Licenciatura em Matemática a Distância Perfil do Aluno Licenciatura em Matemática a Distância

Perfil do Aluno Licenciatura em Matemática a Distância

Links relacionados:

Curso de Licenciatura em Matemática - EAD formará o futuro professor de matemática que atuará nas séries finais do Ensino fundamental e no Ensino Médio. Dessa maneira o Curso está estruturado de forma a atender o previsto pelas Resoluções CNE 01/2002 e 02/2002 no tocante aos processos de formação de professores, cargas horárias e conteúdos básicos concebidos nessa formação.

A matriz curricular está estruturada de modo a fornecer ao futuro professor de matemática competências, habilidades e conhecimentos nas áreas de Análise, Geometria, Álgebra e Educação Matemática, com o objetivo principal de formar docentes para atuarem na rede pública desses municípios, elevando assim a qualidade do ensino e da aprendizagem da Matemática.

A organização curricular do curso de Licenciatura em Matemática na modalidade a distância respeita as Diretrizes Curriculares para a Formação de Professores da Educação Básica. Uma forte formação matemática atrelada a uma formação pedagógica sólida é o objetivo principal da matriz curricular proposta no curso.

A formação matemática contempla desde conhecimento de matemática básica passando por idéias e conceitos fundamentais nas áreas de Álgebra, Geometria e Análise. Isso implica em ter na matriz, disciplinas que tratam de Cálculo Diferencial e Integral, Equações Diferenciais, Álgebra Linear, Geometria Analítica, Construções Geométricas, Teoria dos Números, Fundamentos de Análise e Fundamentos de Álgebra.

Os conteúdos de formação que integram a Matemática com outras áreas afins do conhecimento podem ser visualizados segundo conexões com: Informática e Ciências da Computação, Estatística e Física.

A formação pedagógica passa por conteúdos relacionados às Ciências da Educação, da História e Filosofia das Ciências e da Matemática. Sendo assim, conhecimentos relativos à Filosofia e Psicologia da Educação, Metodologia do Ensino e Avaliação da Aprendizagem farão parte da formação e desenvolvimento profissional dos futuros professores de matemática.

Ainda em relação às Diretrizes Curriculares para a Formação do Professor da Educação Básica, estaremos contemplando 405 horas de prática como componente curricular distribuídas ao longo do curso quando tratamos das Práticas de Ensino, Instrumentação do Ensino de Geometria e Instrumentação do Ensino de Aritmética/Álgebra e Informática no Ensino da Matemática.