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O perfil do egresso licenciado em informática está baseado no documento oficial da Sociedade Brasileira da Computação – SBC -, chamado “Currículo de Referência para Cursos de Licenciatura em Computação”, homologada em assembléia da SBC em julho de 2002 (CRL-LC/2002), e adaptado para questões sociais, culturais e econômicas da região amazônica.
Desta forma, o curso de Licenciatura em Informática proposto tem por objetivo a formação de professores da área de informática, capazes de tratar os conteúdos da ciência da computação, necessários e significativos para o Ensino Fundamental, Médio e Técnico, também para atuarem em empresas de consultoria e assessoria em informática, empresas de desenvolvimento de software educacional, empresas que utilizam a tecnologia de informática para capacitação de funcionários.
A formação no curso de licenciatura proposto visa para o egresso:
- preparar o profissional para atuar no ensino;
- promover a formação de base computacional necessária para o seu desenvolvimento pessoal, social e econômico;
- atuar na concepção de soluções computacionais de automação de processos educacionais para atender as demandas das escolas e instituições de ensino;
- contribuir para a geração de inovações nos processos de ensino e aprendizagem de maneira a atender as demandas de formação de educadores comprometidos com a transformação social e tecnológica.
Além disso, o egresso aprenderá a se articular de forma interdisciplinar na concepção de cursos voltados para o desenvolvimento de habilidades e valores, estruturas cognitivas e reflexão abrangente e contextualizada, de forma a promover a aprendizagem, a valorização da vida e a preservação do planeta.
Desta forma, espera-se que os egressos estejam aptos a aplicar, de maneira criativa e efetiva, a computação e suas tecnologias nos processos de planejamento e gestão do ensino e aprendizagem nas escolas e capazes de atuar nos diferentes contextos de ensino formal e não formal.
A formação profissional proposta busca ainda atender a demanda crescente das escolas que estão em processo de modernização tecnológica, por meio da automação de seus processos educacionais.