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Sobre o curso de Licenciatura em Informática a Distância

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As mudanças nos campos sociais, políticos, econômicos e científico-tecnológicos ocorrem mundialmente e exigem transformações em todas as esferas sociais. Tal fato vem gerando vários desafios no âmbito das instituições formadoras, principalmente, no que tange aos seus projetos educativos, preconizando, deste modo, a formação de sujeitos que compreendam e participem mais significativamente dos vários espaços de trabalhos existentes na sociedade.

Diante disso, as instituições formadoras e as políticas educacionais buscam atender as exigências dessas mudanças.Nas duas últimas décadas, elas vêm criando e estabelecendo políticas, programas e leis que orientem a organização e o funcionamento das instituições educativas em todos os níveis e modalidades de ensino, bem como a formação dos profissionais que irão dinamizar o processo educativo nessas instituições.

Nesta conjuntura, a Universidade Federal de Roraima por meio da Universidade Aberta do Brasil, objetivando a formação holística de profissionais para atender aos anseios do mercado emergente, estabelece a criação de cursos que venham a contribuir com a atuação competente desses profissionais.

As escolas vêm passando por várias mudanças, dentre elas a automatização, ou seja, o uso da tecnologia tem se tornado como recurso pedagógico, tal fato exige um novo profissional: o professor de informática, com vistas a viabilizar a qualidade no ensino. Assim, visando oferecer formação em nível superior para suprir a necessidade das instituições de ensino, a UAB (Universidade Aberta do Brasil) da UFRR (Universidade Federal de Roraima), propõe a criação do curso de Licenciatura em Informática.

O projeto político pedagógico do curso de Licenciatura em Informática está respaldado nas Diretrizes Curriculares Nacionais e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96 que afirmam que a formação docente para atuar na educação básica deve ser realizada a nível superior, em curso de Licenciatura, de Graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação. Quanto à realização do curso de licenciatura à distância, justifica-se, pois esta modalidade de educação vem crescendo rapidamente em todo o mundo, devido às possibilidades decorrentes das novas Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC’s, que tem como conseqüência a inserção dos cidadãos em todos os processos produtivos. Por essa razão os indivíduos e as instituições vêem nessa forma de educação um meio de democratizar o acesso ao conhecimento e de expandir oportunidades de trabalho e aprendizagem ao longo da vida.

Neste contexto a distância entre a instituição que promove a EaD (Educação a Distância) e os alunos tem sido reduzida, dia a dia, pelas transformações tecnológicas, pois com uma metodologia adequada, os recursos tecnológicos amenizam consideravelmente necessidade da educação presencial, com a utilização de meios de comunicação audiovisuais e informáticos envolvidos em uma ação de multi-meios.

Diante desses aspectos ratifica-se a pertinência da modalidade da educação à distância como forma de ampliar a formação de profissionais em todas as áreas, proporcionando a superação da ausência dos mesmos no mundo do trabalho emergente.

Contudo, para que esse objetivo se concretize é importante à elaboração do projeto político pedagógico do curso. É por meio dele que são evidenciadas todas as ações e projeções a serem desenvolvidas durante o trajeto dos alunos, professores e coordenadores no que diz respeito à licenciatura proposta. Portanto, o presente projeto se constitui como um norte das atividades pedagógicas propostas voltadas para a formação de professores de informática.

 

CURSO: LICENCIATURA EM INFORMÁTICA
PÚBLICO ALVO: Pessoas interessadas na área de informática ou que já possuam cursos profissionalizantes que almejam atuar na educação básica.
PERÍODO: 4 anos.
ESTRUTURA: Disciplinar.
OBJETO DE ESTUDO: Conceitos fundamentais da Ciência e Tecnologia da Computação; teorias relativas à aprendizagem e sua aplicação em ambientes informatizados de aprendizagem; processo ensino-aprendizagem na área de computação.
TITULAÇÃO CONFERIDA: Licenciado em Informática.
CAMPO DE ATUAÇÃO: Rede pública e particular do Ensino Fundamental, Médio e Técnico, em empresas de consultoria e assessoria em informática, empresas de desenvolvimento de software educacional, empresas que utilizam a tecnologia de informática para capacitação de funcionários.
CARGA HORÁRIA: 2.975.
PÓLOS ATENDIDOS: Alto Alegre, Boa Vista, Caracaraí, São João da Baliza e Pacaraima.
NÚMERO DE VAGAS OFERECIDAS: 50 vagas para cada polo, totalizando 200 vagas.

 

OBJETIVOS
Geral

Por meio da aquisição de capacidades relacionadas com o desempenho da prática pedagógica, para o exercício da docência voltada para a diversidade, objetiva-se licenciar professores na área de informática para atuarem no Ensino Fundamental, Médio e Técnico, em empresas de consultoria e assessoria em informática, empresas de desenvolvimento de software educacional, empresas que utilizam a tecnologia de informática para capacitação de funcionários.

Específicos

Formar profissionais capazes de atuarem em empresas que utilizam a tecnologia de informática para capacitação de funcionários;
Formar licenciados na área de informática como agentes capazes de promover um espaço para a interdisciplinaridade, a comunicação e a articulação, entre as diversas disciplinas e áreas do conhecimento do currículo escolar;
Formar educadores para o ensino de informática em instituições que introduzirem a computação em seus currículos, como matéria de formação.

Estes educadores devem ter a capacidade de:

Analisar as atividades desenvolvidas nas instituições em que esteja inserido, interagindo de forma ativa e solidária com a comunidade;
Cooperar no processo de discussão, planejamento, execução de ações pedagógicas e avaliação do projeto pedagógico da instituição em que esteja inserido;
Compreender o contexto sócio-econômico e cultural no qual se encontra, propondo resolução dos desafios encontrados;
Atuar nas áreas de serviço e apoio escolar ou em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos e de informática.