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Perfil do Aluno de Licenciatura em Geografia

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O curso de licenciatura ofertado pela UFRR aborda os principais pontos para uma boa formação acadêmica com amplos debates de caráter teórico e prático. Ademais, oferece possibilidade de articular as categorias conceituais da Geografia na elaboração do conhecimento geográfico. Este processo acontece a partir de uma pratica critico-reflexivo que norteia a abordagem de sala de aula, em que os componentes curriculares ganham uma dimensão investigativa na qual, as relações entre teoria e pratica são a premissa do perfil do egresso deste curso.

Portanto, o egresso do curso de licenciatura em Geografia desta instituição terá condições de exercer a docência em Geografia, transpondo para a educação básica a base real do ensino de Geografia, articulando os conceitos geográficos com a abordagem pedagógica contemporânea, reconhecendo o processo de ensino aprendizagem como histórico que necessita ser reelaborado continuamente.

Assim entendido, o licenciado em Geografia deve apresentar uma leitura crítica dos problemas educacionais brasileiros e do papel do educador para a construção de uma sociedade cidadã. Do ponto de vista da formação geral em Geografia, o Parecer CNE/CES no 492/2001 estabelece como perfil do egresso: “compreender os elementos e processos concernentes ao meio natural e ao construído, com base nos fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da Geografia”. Acerca do perfil do licenciado, a Resolução CNE/CP no 2/2015, define o perfil do egresso da licenciatura, conforme expomos abaixo:

I – atuar com ética e compromisso com vistas a construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;

II – compreender o seu papel na formação dos estudantes da educação básica a partir de concepção ampla e contextualizada de ensino e processos de aprendizagem e desenvolvimento destes, incluindo aqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;

III – trabalhar na promoção da aprendizagem e do desenvolvimento de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano nas etapas e modalidades de educação básica;

IV – dominar os conteúdos específicos e pedagógicos e as abordagens teórico-metodológicas do seu ensino, de forma interdisciplinar e adequada as diferentes fases do desenvolvimento humano;

V – relacionar a linguagem dos meios de comunicação a educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento da aprendizagem;

VI – promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;

VII – identificar questões e problemas socioculturais e educacionais, com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, a fim de contribuir para a superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, politicas, de gênero, sexuais e outras;

VIII – demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, de faixas geracionais, de classes sociais, religiosas, de necessidades especiais, de diversidade sexual, entre outras;

IX – atuar na gestão e organização das instituições de educação básica, planejando, executando, acompanhando e avaliando políticas, projetos e programas educacionais;

X – participar da gestão das instituições de educação básica, contribuindo para a elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;

XI – realizar pesquisas que proporcionem conhecimento sobre os estudantes e sua realidade sociocultural, sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos, sobre propostas curriculares e sobre organização do trabalho educativo e praticas pedagógicas, entre outros;

XII – utilizar instrumentos de pesquisa adequados para a construção de conhecimentos pedagógicos e científicos, objetivando a reflexão sobre a própria pratica e a discussão e disseminação desses conhecimentos;

XIII – estudar e compreender criticamente as Diretrizes Curriculares Nacionais, além de outras determinações legais, como componentes de formação fundamentais para o exercício do magistério.