Página inicial Licenciatura em Geografia a Distância Perfil do curso de Licenciatura em Geografia a Distância

Perfil do curso de Licenciatura em Geografia a Distância

Links relacionados:

O curso de licenciatura em Geografia foi um dos pioneiros da UFRR. Em 26 de julho de 2004, um novo Projeto Pedagógico para o curso de Geografia foi aprovado pela resolução n°. 7/2004 – CEPE, e contemplava as modalidades de licenciatura em conjunto com o bacharelado. Em 2011, no entanto, os cursos passam a ser independentes, com ingresso separado e matrizes curriculares próprias, apesar do grande vínculo entre os dois cursos.

O curso de licenciatura em Geografia funciona no período noturno, e os componentes curriculares são organizados num tronco comum com o curso de bacharelado, abrangendo o conhecimento geral da ciência geográfica, e disciplinas especificas para a formação do professor de Geografia. O curso faz parte do Departamento de Geografia do Instituto de Geociências (IGEO), localizado no campus Paricarana da UFRR. Funciona em salas no prédio do IGEO, junto a estrutura do prédio do projeto Hydros, compartilhando as mesmas dependências com o curso de bacharelado em Geologia e bacharelado em Geografia.

E com este conhecimento acumulado que propomos expandir as oportunidades de formação superior em Geografia através do curso de licenciatura na modalidade EAD, contemplando diversos municípios do estado de Roraima.

A Geografia vem evoluindo, nas últimas décadas, tanto pela introdução e aprofundamento de metodologias e tecnologias de representação do espaço (geoprocessamento e sistemas geográficos de informação, cartografia automatizada, sensoriamento remoto, etc.) quanto no que concerne ao seu acervo teórico e metodológico em nível de pesquisa básica (teoria das redes geográficas, Geografia Cultural, Geografia Econômica, Geografia Política, Recursos Naturais, etc.), e em nível de pesquisa aplicada (planejamento e gestão ambiental, urbana e rural, por exemplo).

Assim sendo, devemos admitir que essas transformações no campo dos conhecimentos geográficos vêm colocando desafios para a formação do professor de Geografia do ensino básico. Coloca-se a necessidade de buscar compreender essa realidade espacial, natural e humana, não de uma forma fragmentada, mas como uma totalidade dinâmica, exigindo que a Geografia procure caminhos teóricos e metodológicos capazes de interpretar e explicar esta realidade dinâmica.

Além disso, o aumento da preocupação com a gestão do meio ambiente devido a ideia do esgotamento e rarefação dos recursos naturais e os impactos ambientais causados pela ação do homem no processo de produção do espaço geográfico, faz da Geografia uma ciência cada vez mais relevante para auxiliar no entendimento da dimensão social em consonância direta com a natureza. Assim, entendendo a Geografia como uma ciência humana que tem nas relações sociais que se estabelecem através do trabalho humano e que se apropria da natureza e de seus recursos para se reproduzir, vislumbram-se as possibilidades da contribuição do conhecimento geográfico para temas referentes as realidades locais.

O impacto da formação de profissionais para o ensino de Geografia se reflete em sua atuação na sociedade, trabalhando como professor e também como um agente local que discuta projetos de planejamento regional, ambiental, urbano ou rural, políticas públicas de desenvolvimento econômico territorial, promoção da conservação e preservação ambiental e desenvolvimento socioeconômico, com vistas a consolidação de sociedades sustentáveis.