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Página inicial Licenciatura em Geografia a Distância Sobre o curso de Licenciatura em Geografia a Distância

Sobre o curso de Licenciatura em Geografia a Distância

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O curso de licenciatura em Geografia deve ter a capacidade e a intenção de formar professores que buscam produzir conhecimento critico sobre o lugar e o papel da formação discente, no sentido de permitir entendimento amplo e aprofundado sobre a contribuição da ciência geográfica para compreender a realidade complexa do mundo contemporâneo. Sendo assim, os rumos atuais da ciência geográfica têm se apresentado como importante vetor de produção e difusão de projetos inovadores que levam em consideração a promoção coletiva da vida em comunidade.

Em virtude da distância da capital de Roraima e os municípios contemplados com o aludido curso e o alto custo de implantação de campus avançados no interior do referido estado, essa modalidade de educação a distância, instituída pelo Ministério da Educação, por meio da UAB, torna viável levar o conhecimento a localidades não atendidas com cursos superiores presenciais.

Este fato justifica a criação do curso de licenciatura em Geografia, na modalidade EAD, como meio de formar profissionais críticos em localidades onde não é possível contar com uma infraestrutura de um campus universitário, e que assim visualizem as condições de vida locais atuais e trabalhem com o conceito de sustentabilidade como parâmetro de reflexão para construir e apresentar projetos de emancipação e participação social coletiva.

Acredita-se que as propostas acima destacadas possam ser trabalhadas a partir da complexidade local e regional de Roraima, já que essa região e rica em recursos da natureza e patrimônio ambiental, diversidade cultural e patrimônio histórico, problemáticas em temas urbanos e agrários e que refletem um território complexo que enseja estudos e pesquisas do ponto de vista da Geografia.

O impacto da formação de profissionais para o ensino de Geografia se reflete em sua atuação na sociedade, trabalhando como professor e também como um agente local que discuta projetos de planejamento regional, ambiental, urbano ou rural; políticas públicas de desenvolvimento econômico territorial; promoção da conservação e preservação ambiental e desenvolvimento socioeconômico com vistas a consolidação de sociedades sustentáveis.

 

CURSO: Licenciatura em Geografia

PÚBLICO ALVO: Interessados no ensino de Geografia

PERÍODO: noturno

ESTRUTURA: disciplinar

OBJETO DE ESTUDO: descrição terrestre, inter-relações homem e natureza; espaço geográfico e sociedade; processo ensino – aprendizagem por meio de metodologias didática e tecnológica

TITULAÇÃO CONFERIDA: Licenciado em Geografia

CAMPO DE ATUAÇÃO: Rede pública e particular do Ensino Fundamental e Médio

CARGA HORÁRIA: 3.200h

DURAÇÃO DO CURSO: mínimo de 4 anos (8 semestres) e máximo de 6 anos (12 semestres)

PÓLOS ATENDIDOS: Alto Alegre, Normandia, Pacaraima, Rorainópolis, São João da Baliza e Uiramutã

 

NÚMERO DE VAGAS OFERECIDAS: 40 vagas por polo, totalizando 240 vagas

 

OBJETIVOS

Geral

Formar licenciados plenos críticos e comprometidos com o conhecimento geográfico, capazes de desempenhar suas habilitações com eficiência na docência da educação básica e realizar pesquisas em ensino de Geografia, atendendo as demandas dos diversos espaços, especialmente na região amazônica.

 

Específicos

Formar profissionais para a análise crítica e instrumentaliza-los para a proposição e atuação no campo das políticas e praticas educacionais especialmente relacionadas a educação básica;
Formar profissionais da educação que sejam críticos, éticos e comprometidos com a proposta de educação para todos;
Formar profissionais capazes de compreender os elementos e processos concernentes ao meio natural e ao ambiente construído, com base nos fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da Geografia;
Dominar e aprimorar as ferramentas e métodos científicos pertinentes ao processo de produção e aplicação do conhecimento geográfico;
Capacitar profissionais para a análise e critica das políticas e praticas educacionais e na construção dos espaços geográficos.

 

Estes profissionais devem ter a capacidade de:

Identificar e explicar a dimensão geográfica presente nas diversas manifestações do conhecimento;
Articular elementos empíricos e conceituais, concernentes ao conhecimento cientifico dos processos espaciais;
Reconhecer as diferentes escalas de ocorrência e manifestação dos fatos, fenômenos e eventos geográficos;
Planejar e realizar atividades de campo referentes a investigação geográfica;
Dominar técnicas laboratoriais concernentes a produção e aplicação do conhecimento geográfico;
Propor e elaborar projetos de pesquisa e executivos no âmbito de área de atuação da Geografia;
Utilizar com competência os recursos das tecnologias de comunicação de informação;
Dominar a língua portuguesa e um idioma estrangeiro no qual seja significativa a produção e a difusão do conhecimento geográfico;
Trabalhar de maneira integrada e contributiva em equipes multidisciplinares.
Estar voltado para a compreensão do papel social da escola e em sintonia com os valores democráticos da sociedade e da visão do seu papel social de educador;
Capacidade de agir com sensibilidade na interpretação das ações de seus educandos;
Contribuir, por meio do ensino de Geografia, com o exercício da cidadania;
Solida formação acadêmica, com possibilidades de formação continuada;
Atuação em equipes disciplinares, interdisciplinares e multidisciplinares no emprego de práticas facilitadoras do processo ensino-aprendizagem;
Apresentar domínio dos conteúdos específicos da Geografia, articulado ao campo de conhecimento complementar e interdisciplinar, principalmente no campo pedagógico;
Estar capacitado para a realização de processo de investigação que possibilite o aperfeiçoamento da pratica educacional em geografia escolar;
Identificar os processos pedagógicos que se desenvolvem na pratica social concreta que ocorrem nas instituições escolares e também fora delas;
Dominar os conteúdos básicos que são objetos de aprendizagens nos níveis fundamental, médio e superior.