Página inicial Artigos Publicados O uso das NTICs: Recurso de EAD e os cursos de Formação de Professores

O uso das NTICs: Recurso de EAD e os cursos de Formação de Professores

Resumo

Este artigo observa e analisa através de investigações bibliográficas e empíricas o uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação - NTCIs nos cursos de formação de professores no âmbito de ensino particular da cidade de Boa Vista - RR.
A pesquisa foi desenvolvida no decorrer do ano de 2009 e se divida em dois momentos: as observações feitas durante o magistério do curso de Pedagogia de faculdade particular, em que foram colhidas as informações necessárias para a analise da citada pesquisa. Para tal estudo foram utilizados os instrumentos da pesquisa qualitativa, observações participantes e em profundidade e entrevistas semi – estruturadas. Esta pesquisa qualitativa duraram, aproximadamente, nove meses; E os estudos de bibliografias que ampararam todo o material observado.
Os dados da pesquisa dialogaram com autores como Manuel Castells, Maria Cândida Moraes, Lev Semenovitch Vygotsky e outros que colaboraram para o entendimento da mesma e para o desenvolvimento das ideias contidas neste artigo.
Levou se em consideração, para este artigo, a criação e a formação do curso de Pedagogia, sua historia e percalços com o objetivo de entender a estrutura identitária dos formando desta área, suas dificuldades e desafios.
E procura-se entender, devido a relevância às argumentações do Ministério da Educação - MEC de que a “Educação a Distancia não se trata de modismo”, como os cursos de formação de professores estão considerando a relevância dessa argumentação e como estão formando seus alunos para atuarem na Educação a Distancia – EAD no estado de Roraima.

Gisele Cristina de Boucherville
giboucherville@hotmail.com