Página inicial Artigos Publicados Arquitetura para Distribuição de Ambiente Virtual baseado em Realidade Aumentada

Introdução

Novas interfaces multimodais veem sendo  desenvolvidas para facilitar a manipulação de objetos virtuais no espaço do usuário, usando as mãos ou  dispositivos mais simples de interação. Assim, o  objeto de estudo deste artigo é a distribuição de ambientes de RA, deixando claro que as principais  pesquisas concentram-se na melhoria do processo de  comunicação entre as cópias de um ambiente.
Sendo assim, a motivação para este trabalho é a  necessidade de desenvolvimento de técnicas para  distribuição de ambientes virtuais (AV) para Realidade Aumentada (RA) com suporte a uma interface que  possua flexibilidade considerável para interações de  objetos virtuais distribuídos, onde a distribuição deve ocorrer em decorrência de interações realizadas.

Wender Silva¹, Edgard Lamounier Júnior², Alexandre Cardoso²,
Marcos Wagner³

1 Programa Universidade Aberta do Brasil da Universidade Federal de Roraima (UFRR/UAB)
2 Faculdade de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Uberlândia/MG