Fechar
Página inicial Artigos Publicados Objeto de Aprendizagem Interativo e Colaborativo baseado em Realidade Aumentada aplicado em Educação a Distância

Objeto de Aprendizagem Interativo e Colaborativo baseado em Realidade Aumentada aplicado em Educação a Distância

Introdução

A Realidade Virtual (RV) é, antes de tudo, uma “interface avançada do usuário” para acessar aplicações  executadas no computador, tendo como características, a visualização de, e movimentação em, ambientes  tridimensionais em tempo real e a interação com elementos do mesmo [Tori, Kirner e Siscoutto 2006]. Relacionado  com a Realidade Virtual, a Realidade Aumentada (RA) é a inserção de objetos virtuais no mundo real por meio de  um dispositivo computacional. Desta forma, a interface do usuário é aquela, que ele usa no ambiente real, adaptada  para visualizar e manipular os objetos virtuais colocados no seu espaço [Azuma et al 2001].  Assim, esta pesquisa tem por objetivo apresentar uma abordagem computacional/algorítmica e, ainda, uma
arquitetura que seja suficiente para suportar o funcionamento de um Ambiente Virtual de Realidade Aumentada  Distribuída voltado para área educacional, especificamente aplicado a Educação a Distância.

 

 

Autores

Wender Antônio da Silva
Universidade Federal de Roraima – Universidade Aberta do Brasil,
Boa Vista/Roraima - Brasil
wender_silva@yahoo.com.br

Fábio José Parreira
Universidade Federal de Roraima – Universidade Aberta do Brasil,
Boa Vista/Roraima - Brasil
fabiojparreira@gmail.com

Ville Caribas de Medeirosa
Universidade Federal de Roraima – Universidade Aberta do Brasil,
Boa Vista/Roraima - Brasil
ville.medeiros@gmail.com

Marcos W. S. Ribeiro
Universidade Federal de Goiás – Faculdade de Ciência da Computação,
Jataí/Goiás-Brasil
marcos_wagner@yahoo.com.b

Edgard Lamounierb
Universidade Federal de Uberlândia – Faculdade de Engenharia Elétrica,
Uberlândia/Minas Gerais-Brasil
lamounier@ufu.br

Alexandre Cardoso
Universidade Federal de Uberlândia – Faculdade de Engenharia Elétrica,
Uberlândia/Minas Gerais-Brasil
alexandre@ufu.br

 

 

Download do artigo: