Introdução
A Realidade Virtual (RV) é, antes de tudo, uma “interface avançada do usuário” para acessar aplicações executadas no computador, tendo como características, a visualização de, e movimentação em, ambientes tridimensionais em tempo real e a interação com elementos do mesmo [Tori, Kirner e Siscoutto 2006]. Relacionado com a Realidade Virtual, a Realidade Aumentada (RA) é a inserção de objetos virtuais no mundo real por meio de um dispositivo computacional. Desta forma, a interface do usuário é aquela, que ele usa no ambiente real, adaptada para visualizar e manipular os objetos virtuais colocados no seu espaço [Azuma et al 2001]. Assim, esta pesquisa tem por objetivo apresentar uma abordagem computacional/algorítmica e, ainda, uma
arquitetura que seja suficiente para suportar o funcionamento de um Ambiente Virtual de Realidade Aumentada Distribuída voltado para área educacional, especificamente aplicado a Educação a Distância.
Autores
Wender Antônio da Silva
Universidade Federal de Roraima – Universidade Aberta do Brasil,
Boa Vista/Roraima - Brasil
wender_silva@yahoo.com.br
Fábio José Parreira
Universidade Federal de Roraima – Universidade Aberta do Brasil,
Boa Vista/Roraima - Brasil
fabiojparreira@gmail.com
Ville Caribas de Medeirosa
Universidade Federal de Roraima – Universidade Aberta do Brasil,
Boa Vista/Roraima - Brasil
ville.medeiros@gmail.com
Marcos W. S. Ribeiro
Universidade Federal de Goiás – Faculdade de Ciência da Computação,
Jataí/Goiás-Brasil
marcos_wagner@yahoo.com.b
Edgard Lamounierb
Universidade Federal de Uberlândia – Faculdade de Engenharia Elétrica,
Uberlândia/Minas Gerais-Brasil
lamounier@ufu.br
Alexandre Cardoso
Universidade Federal de Uberlândia – Faculdade de Engenharia Elétrica,
Uberlândia/Minas Gerais-Brasil
alexandre@ufu.br
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