Fechar
Página inicial Artigos Publicados Ambientes Interativos e Colaborativos baseados em Realidade Aumentada aplicados à Educação

Ambientes Interativos e Colaborativos baseados em Realidade Aumentada aplicados à Educação

Resumo

Este trabalho apresenta uma arquitetura para distribuição de ambientes virtuais de Realidade Aumentada como ferramenta de apoio a projetos de ensino. Assim, para a instrução do protótipo de software, a interface de Realidade Aumentada está baseada em um estudo de caso que representa uma área específica do conhecimento, neste caso, a fisiologia vegetal. Desta forma, é criada uma interface de Realidade Aumentada que possibilita a interação do usuário com o ambiente virtual por meio de menus de interação e também por meio de marcadores. Esta interface é integrada a uma camada de distribuição. Assim, a camada de distribuição é implementada seguindo a metodologia cliente/servidor baseada em objetos.

 

Autores

Wender Antônio da Silva¹, Marcos Wagner S. Ribeiro², Edgard Lamounier
Júnior³, Alexandre Cardoso³

1 Univerdade Aberta do Brasil – Universidade Federal de Roraima
Boa Vista, Roraima - Brasil

2 Departamento de Ciência da Computação - Universidade Federal de Goiás
Jataí, Goiás - Brasil.

3 Departamento de Engenharia Elétrica – Universidade Federal de Uberlânida
Uberlândia, Minas Gerais - Brasil

{wender_silva, marcos_wagner}@yahoo.com.br, {lamounier,
alexandre}@ufu.br

 

Download do artigo: