Fechar
Página inicial Artigos Publicados Perspectivas atuais do Ensino de Matemática e Ciências (concepções alternativas)

Perspectivas atuais do Ensino de Matemática e Ciências (concepções alternativas)

Resumo

O referente trabalho tem o direcionamento de abordar o contexto histórico das Concepções Alternativas aplicadas no decorrer dos anos até  hoje, o abordamento de pesquisas voltadas para Ensino de Ciência caracterizada por alguns pesquisadores.
Serão tratados aspectos históricos sobre os caminhos que direcionaram conhecimentos verdadeiros para época e com tempo se tornaram falsos, sendo que estes caminhos hoje desenvolveram programa de pesquisa que direcionou movimento de concepções alternativas realizando um grande número de estudos aumentando o conhecimento empírico sobre as concepções dos estudantes e produzindo um número razoável de resultados e publicações na literatura.
Entretanto este trabalho direcionará sobre pensamentos de colaboradores como, Copérnico no século XVI, Darwin, Lavoisier que contribuíram com a história e também colaboradores que contribuíram com o ensino em geral como, Piaget, Garcia, Lakatos, Kuhn, Ausubel e outros.
Será  destacados alguns exemplos voltados em pesquisas de professores que aplicaram testes para avaliar as concepções alternativas  e os seus efeitos, por fim, será feito algumas considerações de acordo com referencias pesquisadas.

 

 

Autores

Maria Sônia Silva de Oliveira Veloso
Universidade Federal de Roraima
soniaufrr@gmail.com

Ney David Veloso
Universidade Federal de Roraima
davizinho.filho@uol.com.br

Gisele Cristina de Boucherville
Universidade Federal de Roraima
giboucherville@hotmail.com

Wender Antônio da Silva
Universidade Federal de Roraima
wender.a.silva@gmail.com

Jordânia Rosa Bernardes
Universidade Federal de Roraima
jordania.ufrr@gmail.com

 

 

Download do artigo: