Página inicial Artigos Publicados As percepções ambientais voltadas à Educação para o Desenvolvimento Sustentável em Itajaí/SC

RESUMO

A pesquisa analisou as concepções e percepções da comunidade de Itajaí-SC, referente a realidade ambiental, focando a análise nos princípios da Educação para o Desenvolvimento Sustentável. A pesquisa utilizou-se de abordagem qualitativa, com priorização da comparação dos dados obtidos através da Escala Likert. Em paralelo usou-se o Método Hermenêutico associado á técnica de Análise de Conteúdos. Foram realizados encontros, seminários e atividades para discussão dos fundamentos dos princípios para o Desenvolvimento Sustentável e Educação Ambiental onde foram aplicados os ICD 01/09, 02/09 e 03/10. Esta etapa foi realizada utilizando a categorização nas questões abertas. Construiu-se um diagnóstico através dos resultados e interpretação dos mesmos. Como resultados principais destacam-se: o conhecimento prévio da comunidade sobre Educação Ambiental e as percepções muito consolidadas sobre os princípios do Desenvolvimento Sustentável, assim como o envolvimento com as questões ambientais da região e entorno. Destacou-se o interesse e o envolvimento da comunidade em tentar solucionar e/ou minimizar os problemas ambientais desta região, onde são, em parte, conscientes dos muitos problemas ambientais da região. Destaca-se também a importância da Educação Ambiental neste processo, encarada como algo que deve ser introduzido em cada indivíduo, adquirida desde a infância, para só assim ser eficaz e promissora. Portanto, o compromisso de adotar uma nova postura na educação, nos temas relacionados ao ambiente percebem-se como primordiais para alcançar-se o Desenvolvimento Sustentável.

DANIELE VASCONCELLOS DE OLIVEIRA

MARIA SONIA SILVA DE OLIVEIRA VELOSO