RESUMO:
Este trabalho aborda as questões ambientais do município de Boa Vista do Estado de Roraima. A pesquisa relata os aspectos epistemológicos, metodológicos e socioambientais presentes nas ações e projetos ambientais desenvolvidas em Boa Vista\RR e suas concepções que possibilitam a Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Como objetivo destaca-se a oportunidade de reflexão sobre o ambiente através de entrevista semiestruturada relacionadas às atividades, tais como: seminários, palestras, leituras, teatros, filmes e outras formas de incentivo à Educação Ambiental, analisando diante dos indicadores: epistemológico, filosófico, metodológico e socioambiental. Com base nas ações analisadas, foram coletados subsídios para a construção de um diagnóstico sobre as ações ambientais desenvolvidas em Boa Vista\RR. Com a elaboração do diagnóstico da Educação Ambiental possibilita-se intervenção nas decisões políticas em nível municipal e estadual. Metodologicamente a pesquisa foi desenvolvida usando método qualitativo, prevalecendo o uso do Método Hermenêutico, com a técnica da Análise de Conteúdos (categorias principais e específicas). Os principais resultados obtidos indicam a falta de preocupação com a disseminação e\ou produção de conhecimentos científicos, educacionais e tecnológicos que sustentem ações com resultados efetivos e significativos ao ambiente. Outro resultado significativo foi à ausência da vivência transversal (visão epistemológica e socioambiental, principalmente) nas ações desenvolvidas. Convém também salientar a preocupação com a necessidade da execução de projetos para capacitação, conscientização e sensibilização da população que influi nos hábitos e costumes das populações.
Autores
DANIELE VASCONCELLOS DE OLIVEIRA
Universidade Luterana do Brasil
MARIA SONIA SILVA DE OLIVEIRA VELOSO
Universidade Federal de Roraima
soniaufrr@gmail.com
MARLISE SILVEIRA DO NASCIMENTO
Universidade Luterana do Brasil
EDSON ROBERTO OAIGEN
Universidade Luterana do Brasil
oaigen@terra.com.br
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