Fechar
Página inicial Artigos Publicados Compreensões das atividades experimentais no Ambiente Virtual dos cursos de Física a Distância

Compreensões das atividades experimentais no Ambiente Virtual dos cursos de Física a Distância

RESUMO:

Este trabalho tem como objetivo apresentar compreensões e definições das atividades experimentais realizadas em laboratório didático dos cursos de física a distância. Com relato de uma pesquisa bibliográfica realizada em duas etapas. Na primeira, faz-se uma análise das ideias sobre ambiente virtual e explicações sobre alguns tipos de laboratório didático que existe, associada com as ideias sobre aprendizagem e laboratório didático. Na segunda, apresentam-se implicações no âmbito das concepções filosóficas e epistemológicas com os conceitos de Pierre Lévy sobre o que é real e virtual, virtualização e atualização, como também associadas às ideias de Souza em relação à Teoria da Mediação Cognitiva - TMC. Com base nesses dois teóricos, definimos até que ponto o experimento virtual não sobrepõe o experimento real, trazendo contextos que subsidiaram este trabalho. Os resultados da pesquisa emergiram de possibilidades e olhares bem essenciais, comparando-os com resultados de pesquisas da mesma área e refletindo sobre suas possíveis consequências na educação científica.

 

Autores:

MARIA SÔNIA SILVA DE OLIVEIRA VELOSO

Universidade Federal de Roraima

soniaufrr@gmail.com


NEY DAVID VELOSO

Centro Universitário Estácio da Amazônia

ney.veloso@uol.com.br


LINDEVAL FERNANDES DE LIMA

Universidade Federal de Roraima

lindeval.ufrr@gmail.com


KAROLINA CUNHA DE SOUSA

Universidade Federal de Roraima

karolina.sousarr@gmail.com

 

 

Download do artigo: