RESUMO:
Este trabalho tem como objetivo apresentar compreensões e definições, filosófica e epistemológica, das atividades experimentais realizadas em laboratório didático dos cursos de física a distância. O método do trabalho utilizou-se a pesquisa bibliográfica, realizada em duas etapas. Na primeira, faz-se uma análise das ideias sobre ambiente virtual e explicações sobre alguns tipos de laboratório didático que existe, associada com as ideias sobre aprendizagem e laboratório didático. Na segunda, apresentam-se implicações no âmbito das concepções filosóficas e epistemológicas com os conceitos de Pierre Lévy sobre o que é real e virtual, virtualização e atualização, como também associadas às ideias de Souza em relação à Teoria da Mediação Cognitiva - TMC. Com base nesses dois teóricos, definimos até que ponto o experimento virtual não sobrepõe o experimento real, trazendo contextos que subsidiaram este trabalho. Os resultados da pesquisa emergiram de possibilidades e olhares bem essenciais, comparando-os com resultados de pesquisas da mesma área e refletindo sobre suas possíveis consequências na educação científica.
Autores:
MARIA SÔNIA SILVA DE OLIVEIRA VELOSO
Universidade Federal de Roraima
sonia.ufrr@gmail.com
DJALMA GUTERRES
Universidade Federal de Roraima
djalmahumbertosg@gmail.com
IAGO ALMEIDA
Universidade Federal de Roraima
iago7almeida.ia@gmail.com
NEY DAVID VELOSO
Estácio de Sá
ney.veloso@uol.com.br
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