RESUMO:
O presente estudo apresenta as concepções de acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Matemática no município de Boa Vista-RR em relação às interfaces entre Educação Matemática e as questões ambientais. O objetivo principal foi analisar a influência destes aspectos no processo de formação inicial em ingressantes e concluintes, considerando as questões relevantes no local, e suas possibilidades de contribuir para a construção de práticas educativas. Foi utilizada a Análise de Conteúdo para construir categorias relacionadas ao conceito de Desenvolvimento Sustentável (DS) e às possibilidades da inserção da Matemática nos processos de ensino e aprendizagem envolvendo o ambiente. Os resultados demonstraram a polissemia que envolve o conceito de DS, assim como evidenciaram as profícuas possibilidades de construção de práticas educativas envolvendo aportes estatísticos, a relação entre produção e sustentabilidade, e os benefícios da adoção de práticas coletivas para a redução do impacto ambiental.
Autores:
NEY DAVID VELOSO
Centro Universitário Estácio Atual da Amazônia
n.veloso@uol.com.br
ROSSANO ANDRÉ DAL-FARRA
Universidade Luterana do Brasil
rossanodf@uol.com.br
MARIA SÔNIA SILVA DE OLIVEIRA VELOSO
Universidade Federal de Roraima
soniaufrr@gmail.com
Download do artigo: