Organização do processo Ensino aprendizagem da Matemática.

 

1.1 - Apresentação da disciplina de Metodologia do Ensino de Matemática. Contrato didático da disciplina, tipo de avaliação da disciplina.

1.2 - A matemática do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio (1º ao 3º ano), de acordo com as .

1.3 - A Educação Matemática na formação de professores.

1.4 - A função do professor no processo de ensino-aprendizagem: conhecimentos e habilidades requeridos.

1.5 - Concepções a respeito do professor licenciado de matemática.

1.6 - Formas de apresentação do conteúdo de matemático ao aluno.

 

Metodologia e técnicas de ensino aplicadas à Matemática

2.1 Educação Matemática e suas tendências atuais no campo da metodologia de ensino.

2.2 Teoria de ensino e aprendizagem voltadas para o ensino e aprendizado de Matemática. Situações didáticas. Transposição didática.

2.3 Metodologias e estratégias de ensino: Etnomatemática, resolução de problemas, modelagem matemática e história da Matemática como propostas metodológicas para o ensino. Uso de materiais didáticos manipuláveis, jogos, computadores e calculadoras.

2.4 Planejamento das aulas. Etapas de um planejamento de ensino. Objetivos de ensino. Seleção e organização dos conteúdos da disciplina de Matemática.

2.5 Prática de ensino pelos discentes com conteúdos matemáticos da Educação Básica (do 6º ao 9º ano).

 

Planejamento para o ensino da Matemática, seleção e organização de conteúdos de conteúdos fundamentados na BNCC do Ensino Fundamental dos Anos Finais e Ensino Médio.

 

3.1 Pesquisa sobre a área de Matemática nos parâmetros curriculares, BNCC do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

3.2 Pesquisa sobre a área de Matemática (Ensino Fundamental) nos Documentos Curriculares de Roraima (DCR).

3.3 Apresentação dos Planos de ensino e de aula para o Ensino Médio.

3.4 Prática de ensino pelos discentes com conteúdos matemáticos da Educação Básica - Ensino Médio.