Primeira Etapa

Aprofundamento das questões a respeito do campo do Ensino das Artes Visuais.

Estudo aprofundado sobre pesquisas no ensino das Artes.

Segunda Etapa

Atividades educativas.


Observação: Nesta proposta de disciplina a linguagem do bordado será o foco de estudo e pesquisa no que tange o as relações com o ensino da arte e possibilidades de trabalho em sala de aula e as duas etapas propostas no programa da disciplina ocorrerão de forma indissociada.



Objetivos Gerais:

Construir por meio do bordado proposições visuais e educativas que abordem as questões identitárias e interculturais da constituição dos povos do Brasil tendo como fio condutor os conceitos de memória e delicadeza.


Objetivos Específicos:

- Refletir sobre as representações acerca da prática do bordado enquanto objeto de construção identitária.

- Compreender a memória como dispositivo criativo

- Refletir sobre a delicadeza como possibilidade de leitura sobre as questões interculturais

- Elaborar projeto artístico tendo como linguagem principal o bordado

- Analisar as possibilidades de trabalho com o ensino de arte a partir de proposições visuais e educativas que abordem as questões identitárias e interculturais

- Compreender o bordado como proposição visual e educativa no ensino de arte