Primeira
Etapa Aprofundamento
das questões a respeito do campo do Ensino das Artes Visuais. Estudo
aprofundado sobre pesquisas no ensino das Artes. Segunda
Etapa Atividades
educativas. Observação:
Nesta proposta de disciplina a linguagem do bordado será o foco de
estudo e pesquisa no que tange o as relações com o ensino da arte e
possibilidades de trabalho em sala de aula e as duas etapas propostas
no programa da disciplina ocorrerão de forma indissociada.
Objetivos Gerais:
Construir por meio do bordado proposições visuais e educativas que abordem as questões identitárias e interculturais da constituição dos povos do Brasil tendo como fio condutor os conceitos de memória e delicadeza.
Objetivos Específicos:
- Refletir sobre as representações acerca da prática do bordado enquanto objeto de construção identitária.
- Compreender a memória como dispositivo criativo
- Refletir sobre a delicadeza como possibilidade de leitura sobre as questões interculturais
- Elaborar projeto artístico tendo como linguagem principal o bordado
- Analisar as possibilidades de trabalho com o ensino de arte a partir de proposições visuais e educativas que abordem as questões identitárias e interculturais
- Compreender o bordado como proposição visual e educativa no ensino de arte
- Professor: GEORGINA SARMENTO
- Professor: Ivete Souza da Silva