Tópico I.  Psicologia escolar Articulação entre psicologia e educação no Brasil.

1.1 Psicologia escolar e psicologia da educação: campo de atuação e área de conhecimento.

1.2 Aspectos históricos da psicologia escolar no Brasil.

1.3 Psicologia escolar e educacional: Perspectivas.

1,4 Psicologia e problemas educacionais

Tópico II. Contribuições da psicologia à educação. Abordagens teóricas e suas contribuições ao campo da educação.

2.1 Contribuições da Psicanálise à educação

2.2 Contribuições de Henry Wallon e de Rogers à educação.

2.3 Contribuições da psicologia genética de Piaget à educação.

2.4 Contribuições de Vigotsky à educação.

2.5 Contribuições de Skinner à educação.

Tópico III. Psicologia escolar: aspectos identitários.

3.1 Concepções de professores e gestores.

3.2 Concepções dos estudantes e concepções das famílias.

3.3 Concepções do profissional psicólogo.

3.4 Nota técnica CFP.

3.5  Identidade profissional a partir das demandas dos contextos sociais e culturais.

3.5.1 O lócus de atuação para o psicólogo escolar.

Tópico IV.  Psicologia escolar: Aspectos formativos.

4.1 Psicologia escolar e diretrizes curriculares.

4.2  Processos formativos dos psicólogos escolares  nas diferentes regiões do Brasil.

4.3.1 Atuação de psicólogos escolares na Bahia.

4.3.2  Atuação de psicólogos escolares no norte do Brasil

 

Tópico V.  Demandas de atuação emergentes para o psicólogo escolar.

5.1 Psicologia escolar e família.

5.2 Psicologia escolar e educação especial.

5.3 Psicologia escolar e possibilidades de prevenção.

Para o plano de ensino