Primeira Fase: Trabalhar a parte conceitual da perspectiva da acessibilidade curricular, estratégias e instrumentos para implementação; benefícios da perspectiva da acessibilidade curricular para todos os alunos, não somente para os alunos que são público da Educação Especial;

Segunda Fase: Articulação dessa linha de trabalho com os Planos de Ensino Individualizado (PEI) para implementação no trabalho das Unidades de Atendimento Pedagógico Inclusivo (UAPIs); Estudos de Caso para discussões e reflexões de como a acessibilidade curricular pode ser implementada, além de outras estratégias de apoio aos alunos.


Estruturar e implementar Projeto de Apoio Pedagógico como eixo para as políticas institucionais de inclusão escolar de um Grupo Educacional da rede particular de ensino, do Município de Linhares/ES, com ações complementares de formação para toda a equipe de profissionais (Gestores, Técnicos, Professores, Monitores e etc), tendo em vista contribuir para que as escolas particulares alcancem melhores resultados na escolarização e na oferta de atendimento educacional diferenciado aos estudantes da educação especial.

1. Língua e cultura Surda 

2. Sinalário 

3. Discursividade em LSV

4. projeto final